HOME > TV Digital - EITV Developer Suite
   

EITV Developer Suite

O EITV Developer Suite é um produto inovador e inédito para o padrão brasileiro de TV Digital compatível com o subsistema JavaDTV que possibilita que os desenvolvedores de aplicações interativas utilizem inúmeros recursos através de ambientes gráficos em que a própria linguagem de programação é praticamente abstraída, permitindo que pessoas com menor ou quase nenhuma experiência em programação desenvolvam seus aplicativos.

A suíte de desenvolvimento de aplicativos interativos EITV Developer Suite possui os módulos: SDK (Software Development Kit, ou seja, Kit de Desenvolvimento de Software); Bibliotecas de Componentes (Libs); Emulador para rodar e testar aplicações JavaDTV; e Ferramenta de Publicação de Aplicações.

 

 

Interface Gráfica tipo WYSWYG

A interface gráfica do SDK é do tipo WYSWYG (expressão em inglês "What You See Is What You Get”, que define uma interface com o usuário que permite ao mesmo ver algo muito similar ao resultado final que irá obter). Além da interface gráfica, o desenvolvedor tem acesso ao editor para poder trabalhar o código do aplicativo. As interfaces podem ser utilizadas em português, inglês e espanhol.

 

Neste ambiente o desenvolvedor tem acesso a ferramentas que o auxiliam no debug (processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software) do sistema, podendo compilar (no caso do Java) e emular a aplicação, deixando ela pronta para ser usada pelas emissoras nos seus servidores de dados.

Para entender melhor o que é possível fazer com o EITV Developer Suite, vamos a um exemplo prático:

O desenvolvedor deseja criar uma aplicação interativa Java para TV Digital. Essa aplicação será vinculada a Copa do Mundo e terá o objetivo de mostrar os detalhes dos jogos em um slideshow, exibir a formação tática das equipes, além de disponibilizar um pequeno formulário com campos de inserção de dados para que sejam enviadas para a emissora informações como: nome, e-mail, telefone e comentários do telespectador. Esses dados serão transmitidos através do canal de retorno e serão salvos diretamente em um banco de dados da emissora de TV que poderá posteriormente entrar em contato com o telespectador.

 

Essa pequena aplicação, apesar de passar uma impressão de simplicidade, possui algumas características técnicas que fazem com que apenas um desenvolvedor experiente consiga desenvolvê-la em um tempo adequado, pois ele deverá conhecer profundamente a linguagem Java e as APIs JavaDTV a serem utilizadas nestas funções, além de ter que ajustar posições e tamanhos de componentes de tela, tudo manualmente.

Utilizando o EITV Developer Suíte, o desenvolvedor, mesmo com pouca experiência conseguirá criar esta aplicação rapidamente, pois ele apenas precisará arrastar os componentes de slideshow, formulário e conexão com o canal de retorno e atribuir suas propriedades e por último ajustar o tamanho e as posições dos objetos. Feito isso bastará compilar o aplicativo e publicá-lo para que o mesmo possa ser utilizado.

 

 

Emulador

Através do emulador o desenvolvedor pode executar o aplicativo que está sendo desenvolvido, para que dessa forma ele possa ver como está ficando e assim pode eliminar defeitos, testar, ajustar, até que o aplicativo se apresente no seu estado final desejado.

 

Os desenvolvedores de aplicações interativas, que atuam em empresas ou como profissionais autônomos, são os principais consumidores da suíte de desenvolvimento EITV Developer Suite, mas profissionais de outras áreas, como por exemplo, educação, saúde, serviços governamentais e financeiros, também são potenciais clientes do produto. Esses profissionais atuam em empresas como emissoras de TV, fábricas de software, universidades, institutos de pesquisas, agências de publicidade, governo, instituições bancárias e outros.

Em resumo, a suíte de desenvolvimento EITV Developer Suite é inovadora, pois apresenta possibilidades de ganhos de produtividade pelos desenvolvedores e de redução de custos e prazos pelas empresas que usam o produto. É também uma ferramenta de auxílio a pesquisas permitindo que novas soluções de aplicativos interativos para TV Digital sejam criadas, gerando assim outras inovações. Para as emissoras e retransmissoras de TV, além de uma ferramenta de autoria, é um instrumento de gerenciamento e automação das atividades necessárias à transmissão dos aplicativos interativos associados à grade de programação.

 

EITV Developer Suite é um produto desenvolvido com apoio do programa Subvenção Econômica à Inovação FINEP.

Para maiores informações sobre a solução entre em contato conosco.